Minimalismo No Planejamento Financeiro

Atualizado: 10 de Dez de 2019

Hoje em dia muito se fala sobre Minimalismo, esse conceito tem se tornado cada vez mais presente, principalmente entre pessoas que já se esgotaram do consumismo fugaz e agora estão prestando um pouco mais de atenção em coisas que o dinheiro não pode comprar, como por exemplo, a satisfação com a vida.


Minimalismo vai além de uma rotina e um estilo de vida, e sim remete, a grosso modo, a um instrumento que pode ajudar a todos aqueles que estiverem inclinados a se livrar de excedentes e demasias, e focar no que realmente importa, como encontrar satisfação pessoal e, essencialmente independência.


Quando deixamos de ver valor em certas coisas e percebemos que aquilo não é tão pertinente, começamos a tomar decisões mais pontuais e isso acaba nos desprendendo de certos temores, angústias, e armadilhas do consumo que acabamos construindo e que nos fazem sentir que estamos presos aos nossos empregos, antigos hábitos ou até ciclos de amizades.


Você pode ser minimalista de diversas formas, não existe um manual ou regra para se livrar de tudo o que é desnecessário da sua vida. Visto que, cabe ao indivíduo saber o que é primordial para si mesmo. Esta transição está absolutamente ligada ao que cada um entende como felicidade e bem-estar.


Uma vida mais simples e focada em seus reais interesses, realização pessoal e autonomia são costumes e práticas dos adeptos ao minimalismo. Sanar dívidas, otimizar orçamento, “cortar” a maior parte das despesas descabidas, fazer compras mais inteligentes e se desfazer de tudo o que não tem praticabilidade são alguns mecanismos para quem almeja iniciar essa maneira de viver.


O minimalismo incentiva você a priorizar coisas que são mais importantes para você. Isso naturalmente impactará o modo como você gasta seu dinheiro. Perceber o que é mais relevante para você vai ajudar com suas prioridades de gastos e isso pode melhorar bastante a maneira que você lida com seu dinheiro em geral.


Ser minimalista significa comprar menos, significa gastar menos, significa deixar de comprar coisas desnecessárias e ter mais dinheiro para aquilo que realmente faz sentido para você e isso acaba impactando no seu poder de poupança, impacta também em como você lida com o seu dinheiro de uma maneira inteligente e no quanto você consegue guardar de dinheiro para o seu futuro, seus objetivos financeiros e de vida.

15 visualizações

© 2019 por Capital 360.