Por que a Reserva de Emergência é tão importante?

Atualizado: 10 de Dez de 2019

Quando se trata de reserva financeira de segurança com liquidez, a grande maioria das pessoas já pensa em estar resguardado caso algum imprevisto ocorra, sempre conectando o fato a um acontecimento negativo. De fato, a reserva serve majoritariamente para isso, como perda de emprego, franquia de seguro do carro, orçamento de defeito no motor do portão, coisas que fogem ao nosso controle orçamentário. Se a reserva não for construída, tira-se de onde dinheiro para proteger-se e sanar o problema? Empréstimos? É dai que possivelmente começará a bola de neve de dívidas. A grosso modo uma reserva te protege de ter que pagar juros altíssimos para honrar com suas obrigações e compromissos.


Mas a reserva de segurança de uma perspectiva mais positiva é essencial para que estejamos preparados para oportunidades e não só adversidades. Alguma vez já aconteceu na sua vida de surgir uma oportunidade de compra incrivelmente vantajosa e abaixo do preço de mercado e ela simplesmente não foi contemplada por falta de preparo e capital disponível? A importância vai além de ser proteger, também vai de ter possibilidades de aumentar seu capital.


Para construir esse tipo de reserva, primeiramente, é necessário ter o controle orçamentário pessoal, para que seja possível identificar pontos positivos e pontos negativos financeiros, para assim conseguir ter um acúmulo de capital. Com esse saldo positivo, aplicar em um investimento que seja livre de riscos (para que não haja risco de perdas), que supere a inflação do país (para manter o poder de compra do dinheiro) e que tenha liquidez imediata (para movimentações rápidas). Essa reserva de segurança tem que ter no mínimo três vezes seu custo de vida mensal até doze vezes para casos de autônomos, mas varia e acordo com cada pessoa. O investimento mais conhecido para essa finalidade é o Tesouro Direto SELIC.


Começar uma vida financeira sustentável parte dessa base. A montagem de um colchão financeiro para que esteja preparado tanto para adversidades quanto oportunidades é essencial para o crescimento e sucesso pessoal.

15 visualizações

© 2019 por Capital 360.